Gestão de Prioridades para se GANHAR mais TEMPO
Nada na vida é mais valioso que o tempo.
Segundo Cortella:
“A Vida é muito curta para ser pequena, e um exemplo disto é que as pessoas quando estão morrendo não clamam por mais tempo para mandar mais nos outros, humilhar mais pessoas, estragar um pouco mais o meio ambiente, mas sim, as pessoas clamam por mais tempo, para fazer coisas que ignoramos no dia, como no exemplo:
– Doutor, pelo amor de Deus consiga mais tempo para eu abraçar meu irmão, abraçar meu filho, dizer para minha mulher que a amo.”
São os valores mais latentes, que em momentos decisivos, surgem com mais força.
Por este motivo, gerir o tempo é gerir prioridades, é preciso escolher e decidir quais as coisas são importantes para serem feitas e quais as que devemos deixar de fazer, ou delegar a outros para fazerem.
E como benefício, ganhamos mais tempo.
E eu vou te ajudar a ganhar mais tempo, com escolhas certas de prioridades!
Responda as perguntas:
– Quantos anos eu tenho?
– O que é o tempo?
Estas perguntas vão te fazer refletir sobre o tempo e como nós o contamos, mas o tempo não é uma medida exatamente, não é linear, se estivéssemos fora do planeta, sentiríamos o tempo passar diferentes, mas continuaríamos envelhecendo.
Então o tempo não é uma medida, é apenas uma conversão de medida.
Para se desafiar o tempo é preciso coragem, é preciso tomar decisões. Imaginemos uma época onde as sementes eram menores, e não existiam os supermercados, nem as lavouras. Era preciso ter coragem para se plantar a única semente que colheu e esperar o tempo certo para germinar. Agora imagine o primeiro homem ou mulher, que viu que da semente gerava um broto e que do broto geravam muito mais sementes, imaginem a coragem desse ser humano de não comer esta semente e decidir por plantá-la?
Certamente, uma pessoa corajosa, talvez a mais corajosa do mundo.
Para se tomar decisões certas é preciso metrificar, sabermos exatamente como nos comportamos em diversos aspectos e depois decidirmos como administraremos o nosso tempo.
Responda as seguintes perguntas:
Quantas horas de sonos necessito?
Quantas páginas leio por minuto?
Em quantas horas minha concentração começa a cair?
Sabendo as respostas, você consegue administrar se precisa dormir mais cedo, se consegue ler um novo livro ou se está apto a dirigir, por exemplo.
Fazer um exame de autoconhecimento te ajuda a tomar boas decisões.
Conhece-te a ti mesmo – Sócrates
É a equação simples: TEMPO DE RELÓGIO X A SUA CAPACIDADE EM EXECUTAR ALGO.
Uma boa gestão de prioridades, te proporciona algumas vantagens:
Passamos a ter MENOS:
Estresse;
Surpresas;
Retrabalho;
Esforço;
Problemas.
E passamos a ter MAIS:
Tarefas Realizadas;
Tempo Livre;
Oportunidades.
E para se conquistar tamanho paraíso é preciso lutar firme contra certos inimigos.
Exiguidade – destinar pouco tempo para tarefas importantes é o mesmo que condená-la ao fracasso.
É preciso priorizar, e para isto apresentarei um esquema de como é a melhor forma de se fazer isto.
Zona de Conforto – Amanhã eu faço, melhor não experimentar algo novo, vou deixar para aprender isto outro dia, são frases que sabotam o seu projeto. O Empreendedor deve sair da zona de conforto sempre !
Prioridades Erradas – Não conheço sabotador maior do que este, escolher as prioridades erradas, seja para agradar alguém, porque é mais fácil de fazer, porque o resultado é imediato ou por qualquer outro motivo, te leva a não ter foco no que de fato precisa ser feito!
Terceirização de Culpa – Todos os dias colocamos a culpa em alguém, foi culpa do funcionário, da pandêmica, do governo, do algoritmo do Instagram, mas a culpa é nossa! Somos pessoas capazes de reverter as situações, nossa capacidade do abstrato.
Busca pela perfeição – Dia após dia deparo-me com pessoas extremamente capazes, com um produto pronto para ganhar dinheiro e não executam porque não se sentem preparadas. É importante quebrar a inércia, começa a fazer e vai ganhando a perfeição no decorrer do projeto. Para se conhecer o caminho, a melhor forma é caminhando!
Tudo para ontem – Sabotador(a) de si mesmo(a). A tarefa de amanhã sabota a de hoje! Priorize o que precisa ser priorizado, mas a tarefa de amanhã não pode sabotar a de hoje, porque assim nem a de hoje e nem a de amanhã serão finalizadas com satisfação.
O Aprendiz não Praticante – É aquela pessoa que estuda muito, acumula muito conhecimento, mas não pratica, não executa, e aqui eu cito Tiago 2:17. A Fé sem Obra é Morta.
Não adianta acreditar, tem que estudar, mas tem que praticar. Executar.
A tarefa seguinte é o envenenamento da atual – Karnal
Delegue tarefas;
Fuja da Procrastinação;
Defina as Deadlines;
E evite Multitarefas.
Sempre que possível transfira a tarefa a um funcionário, se concentre no que você realmente você é bom. Fuja da procrastinação, nada tira mais a nossa energia.
Defina prazos claros e executáveis, nada de prazos do além, isto vai te ajudar a render o seu dia. E evite fazer muitas coisas ao mesmo tempo, quem faz tudo não faz nada direito.
Aprenda: Quando você não define, os outros definem por você!
Para que você seja o mestre das suas decisões tome as seguintes atitudes com sabedoria e responsabilidade:
Planejamento – Definição de metas – Definição de Prazos – Prioridades.
Escrever em um papel as tarefas do dia seguinte e depois priorizá-las ajuda muito a administrar o tempo que você tem para cada tarefa.
E para isto vou te ajudar com a seguinte matriz:
Tudo que for urgente e importante faça imediatamente, tudo que for importante, mas não for urgente planeje para quando deve ser executado.
Tudo o que não for importante, mas que é urgente: Delegue para alguém fazer, dedique seu tempo a coisas mais relevantes e por fim, se não for importante e nem urgente, porque precisa ser feito? Apague!
Dicas que vão te ajudar:
1 – Automatize tudo o que conseguir, isto vai te fazer ganhar muito tempo;
2 – Diversifique as tarefas, nosso cérebro cansa e automaticamente para de produzir quando fazemos a mesma coisa por muito tempo;
3 – Use a tecnologia sem ser usado por ela. Ser produtivo é usar as ferramentas certas, sem ficar preso ao encantamento que a tecnologia nos proporciona e nos aprisiona.
Acredite, dizer “NÃO” é importante, saiba quando dizer não. Aprendemos desde cedo que dizer não é errado, mas dizer sempre sim vai te levar ao fracasso.
Como empreendedor, é preciso saber quando o não é necessário.
Por fim, Ócio Criativo, de Domenico de Masi, consiste em três coisas: Trabalhar para desenvolver riquezas, estudar para para criar conhecimento e se divertir enquanto se faz isto.
Tudo com medida certa.
E evite cair na Lei de Parkinson: Ela diz que qualquer trabalho vai se expandir e ocupar o tempo total que você dedicou a ela.
Eu sou Evandro Mangueira e amo Pequenas Empresas e Empreendedores!
Vamos juntos crescer!
Um Grande Abraço.